Folha Mensagem FM

Minha foto
Rio Novo do Sul, Espírito Santo, Brazil
Canal de Comunicação Pertencente a Emissora de RÁDIO COMUNITÁRIA MENSAGEM FM 87,9. Com Intuíto de Levar Até Você, Informações Diversificadas, Acontecimentos, Prestação de Serviços, Curiosidades, Novidades, MÚSICA AO VIVO, Entre Outras Finalidades. Esperamos Que Você Goste e Permaneça Conosco. SEJAM TODOS (AS) BEM VINDOS (AS).

JALHERIA E RELOJOARIA DELAZARE - TUDO PARA VOCÊ

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

8/12/2010

Samarco Recebe Licença de Instalação para Ampliar sua Rede de Minerodutos

http://www.seculodiario.com.br/
Flavia Bernardes

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) concedeu Licença de Instalação (LI) para a implantação da 3ª linha de mineroduto da Samarco Mineração S/A. O trajeto, segundo a LI, será o mesmo utilizado por suas demais linhas de mineroduto que saem de Mariana, Minas Gerais, e seguem até Ubu, em Anchieta.
Ao todo, a Samarco terá quatro anos para a implantação de sua 3ª lnha, e a expectativa dos ambientalistas é para conhecer as condicionantes ambientais exigidas para a implantação do empreendimento.
A preocupação se deve ao desastre ocorrido em julho deste ano, quando ocorreu um vazamento de um dos minerodutos da empresa. O vazamento  atingiu o leito do rio São Sebastião, que desemboca no rio Itabapoana, causando a paralisação do abastecimento público de água da cidade de Espera Feliz, na divisa dos três estados cortados pelo mineroduto (MG, RJ e ES). Na ocasião, centenas de peixes morreram.
“Quando um mineroduto se rompe, são liberadas toneladas de uma massa de minério, amido de milho, cal, entre outros materiais corrisivos. Essa massa fica no rio e impede qualquer tipo de vida, chegando a formar uma camada densa de dez centímetros no rio. Ao percorrer o trecho do mineroduto, é possível ver o péssimo estado de conservação. Este não foi o primeiro vazamento, só foi o mais divulgado. “Das 36 fazendas cortadas pelo mineroduto, 14 foram vendidas após este episódio”, ressaltou o jornalista e ambientalista Jurandir Lazarotti, que já percorreu toda a extensão do mineroduto.
Denunciada por manter em péssimo estado de preservação o mineroduto que sai de Mariana, em Minas Gerais, e vai até Ubu, em Anchieta, a cobrança é para que as condições do mineroduto mantido pela empresa na região sejam revistas e, a partir daí, considerações para o novo projeto sejam avaliadas.
Segundo o jornalista, o minerotudo da empresa não conta com sistema de intervenção imediata no caso de vazamento e nem é construído a um metro do solo. A expectativa é de que, no novo projeto, estes pontos sejam reconsiderados.
A precariedade com que o mineroduto da Samarco é mantido na região já foi denunciada ao Ministério Público Estadual (MPES) e ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O rompimento em Espera Feliz paralisou o abastecimento de água em 18 cidades da região. Toneladas de peixes boiaram mortos. Degradaram-se as margens do rio e, passados dois meses do vazamento, moradores denunciavam que ainda se viam poças “achocolatadas”, em diversos locais, conforme relatado no site www.guarapary.com, do jornalista Jurandir Lazarotti.
A informação é que o fato de toda a tubulação percorrer áreas de servidão (beiras de rio,  lagoas, várzeas, mangues), e estar a 6km da foz do rio Benevente, responsável por abastecer os municípios de Anchieta e Guarapari e região, torna a situação ainda mais preocupante.
Entre as condicionantes, ressaltam os ambientalistas, há a necessidade de existir um fundo de prevenção de acidentes, com tributos cobrados a titulo de utilização privada de áreas públicas, pagos pela mineradora, e que com este fundo também se promova o restabelecimento da salubridade das áreas afetadas.
As atuais linhas de minerodutos da empresa  percorrem uma região essencialmente rural, onde existem mananciais, nascentes e bacias de fundamental importância para o equilíbrio da natureza. Na faixa capixaba destacam-se os rios Itapemirim e Benevente.

Nenhum comentário:

SAIA DA MESMICE::: FAÇA Cursos Online - Cursos 24 Horas

JORNAL ZERO HORA

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...